sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Reconhecimento facial em rede social checa amigos e faz rosto virar dados

Por  Rodrigo Loureiro

É uma situação comum: você coloca uma fotografia com um grupo de amigos no Facebook. Quando a publica, o site pergunta se deseja marcar as pessoas na imagem. Vai além: a rede social sugere o nome dos seus amigos. "Deseja marcar Fulano na foto?", pergunta. A sugestão, que não é aleatória, tem a ver com um software de reconhecimento facial e acerta que "você é você" em grande parte dos casos.
Arte/Uol
Pontos usados no reconhecimento facial. Fonte: Paulo Rodrigues, professor da FEI

Programas de reconhecimento facial já estão presentes em diversas redes sociais que trabalham com imagens. De acordo com especialistas entrevistados pelo UOL Tecnologia, a técnica utilizada por esses softwares transforma as fotos em dados computacionais, que são analisados e comparados eletronicamente.
Basicamente, o processo de reconhecimento facial é realizado em três etapas. Primeiro, o programa recolhe amostras de imagens da face de todos os amigos da pessoa que postou a foto.
Depois, o software utiliza técnicas de visão computacional para extrair características das fotos e transformá-las em dados. Diversas informações são recolhidas, como posição do rosto, tamanho da ponta do nariz, contraste de cores e brilho facial.
O último passo é comparar as informações da foto postada com outras que o sistema já possui no banco de dados. Entre todos os seus amigos na rede social, o programa procura por fotos de pessoas semelhantes àquela que você acabou de publicar.


quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Incêndio atinge vegetação de parque ecológico em Barra do Garças (MT)

Fogo começou no domingo (24) no Parque Estadual Serra Azul.Equipe de bombeiros e brigadistas tentam apagar o incêndio.



Por  Denise Soares
       Foto: Edvilson Arneiro

Um incêndio de grandes proporções já destruiu parte do Parque Estadual Serra Azul, na região da cidade de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo começou no domingo (24), se alastrou pela vegetação do parque ecológico e continua nesta quarta-feira (27)
A área, que possui cerca de 10 mil hectares, fica a quatro quilômetros do centro de Barra do Garças. O Parque Serra Azul é composto por circuito de cachoeiras, trilhas, grutas e sítios arqueológicos. É considerado um dos principais roteiros turísticos da região.
Uma equipe de 40 homens, composta por bombeiros, brigadistas da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema) e representantes da brigada de incêndio. Um avião com compartimento de três mil litros de água também é usado no combate ao fogo.
                                              Foto: Edvilson Arneiro

XI Encontro para o Envelhecimento Saudável

No dia 06 de setembro estará acontecendo o XI Encontro para o Envelhecimento Saudável, evento direcionado ao público idoso. 

O tema principal deste ano é a prevenção de quedas tanto no ambiente domiciliar quanto no meio de transportes. As atividades que serão desenvolvidas com os idosos serão dinâmicas e interativas.
O objetivo do evento é orientar e conscientizar o público idoso nos principais cuidados de saúde.


Programação:

08h00 - 08h15:
Entrega de crachás de identificação e materiais 

08h15 - 08h30: 
Recepção de boas vindas! 
Dr. Wilson Jacob Filho e Nut. Dra. Elci Almeida Fernandes 

8h30 - 10h00:
Prevenção de quedas em casa 
Conscientização, prevenção e orientação sobre cuidados em acidentes e quedas domésticos 

10h00 - 11h30: 
Segurança viária aos idosos 
Entender e prevenir acidentes de trânsito envolvendo idosos 

Responsável: Sandra Regina Gomes 


11:30 - 12:00: 
Agradecimentos 

As inscrições são limitadas (150 vagas) e deverão ser feitas antecipadamente.
Valor de Inscrição: R$ 10,00

Para fazer sua inscrição entrar em contato com CLC Eventos e poderá ser feita:
1) Com uma representante da CLC em data e horário combinado no local freqüentado pelos grupos de idosos,
2) Depósito em banco e envio do comprovante de pagamento e ficha de inscrição,
3) Pessoalmente na própria sede da CLC.
Forma de Pagamento: Deposito Bancário ou presencial na CLC (Rua Joaquim Nabuco,47 Sala 103), Horário Comercial, de Segunda a Sexta-feira.

Encontro para o Envelhecimento Saudável
Local: 
Centro de Convenções Rebouças (próximo ao Hospital HC). São Paulo - SP
O local tem acesso especial para os deficientes físicos.
Mais Informações: (11) 5543-1141, (11) 5542-8216 e (11) 2574-1308, ou pelo e-mail: clc@clceventos.com.br

Leia mais

Cirurgia bariátrica pode ajudar a prevenir o Alzheimer

Obesidade


Pesquisadores da USP constataram que operação reverteu, no cérebro de voluntárias, ação ligada ao desenvolvimento da doença

 (Thinkstock/VEJA)
A cirurgia bariátrica pode alterar a atividade do cérebro e prevenir doenças como o Alzheimer, de acordo com um estudo brasileiro publicado nesta terça-feira no periódico Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism (JCEM). Essa descoberta pode diminuir a incidência do Alzheimer em obesos, estatisticamente 35% mais propensos à enfermidade do que pessoas com peso normal.
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Changes in Neuropsychological Tests and Brain Metabolism after Bariatric Surgery

Onde foi divulgada: periódico Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism (JCEM)

Quem fez: Emerson Leonildo Marques, Alfredo Halpern, Marcio Corrêa Mancini, Maria Edna de Melo, Nídia Celeste Horie, Carlos Alberto Buchpiguel, Artur Martins Novaes Coutinho, Carla Rachael, Cintia Cercato, entre outros.

Instituição: Universidade de São Paulo (USP).

Resultado: Em voluntárias obesas, a cirurgia bariátrica reverteu um processo de alteração cerebral ligado ao desenvolvimento do Alzheimer.
No estudo, 17 mulheres obesas foram submetidas a uma tomografia por emissão de pósitrons (PET, na sigla em inglês) e a testes neuropsicológicos para examinar a atividade do cérebro antes da cirurgia para redução de estômago e seis meses depois da operação. Para comparação, os mesmos passos foram repetidos em dezesseis mulheres de peso normal e não operadas.
Cérebro — De acordo com os pesquisadores, a obesidade altera a atividade em uma área do cérebro chamada giro cingulado posterior, ligada ao desenvolvimento do Alzheimer. A tomografia mostrou que a cirurgia bariátrica reverteu essa alteração nas voluntárias. Por esse motivo, os autores concluíram que a operação pode ajudar a reduzir o risco do Alzheimer e de outras formas de demência.

Empregos garantidos e salários promissores

 Conheça as especialidades que têm mais futuro em cada profissão

Por Rachel Costa
Quem não quer ter uma boa colocação no mercado de trabalho, receber bem pelo que faz e ter perspectivas concretas de progressão na carreira? Anos atrás, essa equação soaria como um sonho no Brasil. Mas, com a expansão econômica na última década, descortinou-se uma realidade na qual há oportunidades abundantes para quem estiver atento às movimentações provocadas pelo crescimento da economia. A prova disso está em uma pesquisa realizada pela Manpower Group, agência internacional de recrutamento que, anualmente, realiza um levantamento global sobre a escassez de talentos. Na edição 2012, realizada em 41 países, um dado chama a atenção: o Brasil é o segundo no ranking das nações onde os empresários têm mais dificuldade para contratar. Em primeiro vem o Japão, país que sofre com a falta de jovens para ocupar os postos de trabalho deixados vagos pelos profissionais que se aposentam. “É impressionante a carência de mão de obra no Brasil. Em especial a técnica e a de engenheiros”, avalia Riccardo Barberis, diretor para o Brasil da Manpower Group. O apagão de talentos tem razão de ser: até a década de 1990, o foco eram a recessão e a inflação galopante e, com isso, não sobrou tempo para preparar o País para crescer. Quando os ventos mudaram de direção e o Brasil prosperou, já nos anos 2000, ficou evidente a falta de profissionais preparados para atender a essa demanda.
“Estamos em um processo irreversível. Ainda que o ritmo de crescimento do País desacelere, algumas demandas continuarão a existir devido a essas novas necessidades criadas nos últimos anos”, avalia Antônio Octaviano, da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE). Por isso, o momento é propício, em especial para quem está escolhendo a carreira ou pensando em mudar de profissão. Especialistas ouvidos por ISTOÉ apontam cinco macroáreas com boas perspectivas: tecnologia; infraestrutura, energia e petróleo; entretenimento; envelhecimento; e ciências.
06.jpg

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Aos 86 anos, morre o empresário Antônio Ermírio de Moraes

O corpo do empresário Antônio Ermírio de Moraes, que morreu aos 86 anos na noite de domingo (24) em São Paulo, é velado na manhã desta segunda (25) no salão nobre do Hospital Beneficência Portuguesa, na região central da capital paulista. O empresário morreu em sua casa no Morumbi, na Zona Sul, em razão de insuficiência cardíaca.
Ele é reconhecido como um dos principais empresários brasileiros, responsável por consolidar o Grupo Votorantim como uma empresa de destaque no setor de cimento, celulose, agronegócio e extração de alumínio, entre outros.
O empresário também se destacou por seu trabalho social e por 40 anos presidiu a diretoria-administrativa do Hospital Beneficência Portuguesa.

Foto: Arquivo/Sebastião Moreira/Estadão Conteúdo

Trajetória
O empresário nasceu em 
São Paulo em 1928. Seu pai, o engenheiro pernambucano José Ermírio de Moraes, criou o Grupo Votorantim, comprando as ações de uma empresa de tecelagem.
Antônio Ermírio se formou em engenharia metalúrgica pela Colorado School of Mines (EUA). Iniciou sua carreira no Grupo Votorantim em 1949, ajudando a empresa a se destacar na produção de cimento, extração de alumínio, agronegócio e finanças, entre outras atividades. Em 1955, Moraes foi o responsável pela instalação da Companhia Brasileira de Alumínio.
No campo das artes, Antônio Ermírio escreveu três peças de teatro e diversos livros, ganhando uma cadeira na Academia Paulista de Letras.
No ano passado, Antônio Ermírio de Moraes e família apareceram entre os 100 maiores bilionários do mundo, segundo ranking da Forbes, com fortuna avaliada em US$ 12,7 bilhões. No Brasil, a família foi considerada a terceira mais rica, segundo ranking divulgado pela revista em maio deste ano.
Antônio Ermírio trabalhava 12 horas por dia, mas ponderava que era preciso moderação. “Na vida, o meio termo é o correto, nem tanto ao mar,  nem tanto à terra. Eu acho que é preciso trabalhar, mas não se descuidar do lazer, para você, para sua família, para sua saúde inclusive”, disse durante uma entrevista à rádio CBN.

Fonte: http://g1.globo.com/

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Como fazer sucesso na web


Muita gente acredita que para fazer sucesso na web basta preparar um bom site e depois colocá-lo na rede. A realidade não é bem essa por vários motivos.
No blog da HousePress foi colocada algumas dicas de como se deve proceder para ter mais acessos:

Abaixo algumas recomendações úteis:
► prepare um conteúdo caprichado, que seja realmente interessante para seu público;
► atualize continuamente o conteúdo do seu site;
► lembre regularmente ao seu público que o site existe. Isso pode ser feito por meio de um newsletter eletrônico "esperto”;

► coloque as tags apropriadas para garantir que seu público vai encontrar seu site nos portais de busca;
► sempre que possível, anuncie. Links patrocinados (se bem gerenciados) e publicação de banners em sites de parceiros podem ser alternativas interessantes e econômicas para aparecer mais.


Fonte: BlogPress!

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Lydia não sabia ler e virou escritora

 Por Laís Duarte   

Foi a Terra Indígena Guarani Piaçaguera, na divisa de Itanhaém com Peruíbe, no litoral paulista, o berço de Lydia da Silva Gonçalves. O pedaço de chão, que o avô doou para o pai, o pai doou para ela. Dali Lydia tirava o sustento da família. Capinando a roça, ficou viúva, com quatro filhos, aos 23 anos. Casou-se outra vez. Aumentou a prole com mais duas crianças.

Aos 65 anos, resolveu legalizar a área herdada e foi trapaceada por um advogado. Tudo porque não sabia ler. Decidida a não ser passada para trás de novo, lá foi ela se matricular na escola.

Quem diria: tomou gosto pela coisa. Entrou no curso de Pedagogia da Universidade Aberta para a Melhor Idade. Tomada pelas letras, pôs a caneta para funcionar. Das mãos que não sabiam escrever brotaram poemas e contos. Lydia publicou em 2007 A Felicidade Está a sua Espera, seu primeiro livro.

Agora resgata a cultura de seu povo em uma coletânea de contos infantis que logo estará na gráfica. De posse das palavras e da própria vida, aos 73 anos Lydia recuperou as terras, planeja mestrado e doutorado em Educação, pois descobriu que o saber é libertador. “Nunca é tarde para aprender. Se a gente quer, consegue”, reforça.

Saiba mais:
Mosaico Caiçara
, de Lydia da Silva Gonçalves (Inteligência, 2009).

Mato Grosso inicia vacinação contra a hepatite A


A hepatite  normalmente é benigna e raramente apresenta uma forma grave. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que ocorram por ano 130 novos casos a cada 100 mil habitantes.

13 estados estão começando a vacinar as crianças de 1 ano completo até 2 anos incompletos contra a hepatite A. O Amapá, Amazonas, a Bahia, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, o Pará, a Paraíba, o Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e o Tocantins têm a meta de, juntos, imunizar 1,1 milhão de crianças em um ano.

O Ministério da Saúde incluiu, no fim de julho, a vacina no calendário nacional de imunização do Sistema Único de Saúde, porém, os estados têm autonomia para decidir quando começam a vacinar.  Segundo o Ministério da Saúde, todos os estados receberam as vacinas, que inicialmente serão aplicadas em dose única, com monitoramento para identificar a necessidade de uma segunda dose.

A hepatite A normalmente é benigna e raramente apresenta uma forma grave. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que ocorram por ano 130 novos casos a cada 100 mil habitantes.

A disseminação da doença costuma estar relacionada a condições de higiene, pois é ela é transmitida principalmente pelo contato com fezes contaminadas. Muitas veze,s esse contato se dá de forma indireta, pela água e por alimentos. O contato com pessoas contaminadas também pode causar a transmissão.